Bem-vindo ao futuro da gestão jurídica.
Por favor, selecione seu estado.
Fechar

GESTÃO

Como exercer uma boa liderança e usar o feedback na carreira jurídica

Na carreira jurídica, um dos requisitos fundamentais para quem atua de forma autônoma, é o desenvolvimento das habilidades de liderança, afinal, conseguir gerir pessoas de modo eficaz impacta significativamente nos resultados do seu negócio. Mas quais são os requisitos de um bom líder? É possível treinar habilidades para se tornar um bom gestor? A Coach de Comunicação e Carreira, Cínthia Erika, deu alguns direcionamentos sobre liderança e feedback em uma entrevista para o Adviseplay!

 Segundo ela, o líder que tem bons resultados é aquele que consegue liderar antes de tudo, a si mesmo e, além disso, consegue engajar muito bem os outros. Para isso, um dos pilares do sucesso com a liderança é uma boa comunicação, pois é através dela que o líder consegue propor suas ideias e disseminá-las naturalmente aos membros de sua equipe.

Uma liderança eficiente passa não somente pelo fornecimento de um bom feedback, mas sobretudo pelo recebimento deste feedback. É fundamental ao líder ouvir sua equipe, saber o que ela pensa a seu respeito para saber se de fato o trabalha desenvolvido está na direção correta ou se precisa de alguns ajustes.

O feedback pode ser construtivo/corretivo ou positivo. O primeiro, vai ajudar a construir uma melhoria. Já o segundo vai ser um propulsor para ajudar a mostrar os pontos fortes de sua atuação. O feedback corretivo, quando aplicado de forma muito frequente, sem o seu contraponto, que é o positivo, acaba por desestimular a equipe. Então, vale aplicar a regra de que para cada feedback corretivo, ao menos três positivos devem ser aplicados simultaneamente.

Um cuidado muito importante que deve se ter ao fornecer um feedback, seja ele positivo ou corretivo é falar especificamente sobre o momento do erro ou do acerto. Dizer apenas “você está fazendo tudo errado”, não acrescenta em nada. É preciso apontar o momento do erro, exemplificar quando você percebeu a falha ou mesmo quando você notou progresso em alguma atividade.

O feedback é um processo de comunicação e, por isso, faz parte da nossa vida o tempo todo. Ele não precisa necessariamente ter um momento reservado para ser realizado. É válido, no entanto, reforçar que o feedback corretivo deve ser feito de forma privada para não constranger quem o recebe. Para elogios, não é necessário realizar essa conversa numa sala particular.

Para liderar, uma das condições primordiais é também se autoconhecer, uma vez que, sabendo de suas potencialidades, é mais fácil usá-las a seu favor. Todos podem ser bons líderes - sejam os que possuem um perfil mais passivo ou mais agressivo - desde que apliquem suas ferramentas e artifícios naturais para conseguir gerir melhor as pessoas de sua equipe e a si mesmo.

Esse assunto também disponível em vídeo! Confira entrevista completa em nosso canal no YouTube!

Quer conhecer mais? Teste o Advise Premium hoje.

Junte-se a mais de 500 mil advogados em todo o país que estão transformando suas rotinas. Oferecemos 7 dias inteiramente gratuitos para você descobrir os diferenciais da nossa ferramenta.
Não está satisfeito? Cancele quando quiser.

Alguns dos nossos clientes:
Alternate Text Alternate Text Alternate Text Alternate Text
X
Entraremos em contato na data e horário marcado no agendamento.

O seu telefone deve estar livre para receber chamadas. Caso ele não receba ligações diretas, avise a telefonista que aguarda uma chamada.

Em instantes chamaremos seu telefone.
Estamos solicitando sua ligação para nossa central de atendimento.

O seu telefone deve estar livre para receber chamadas. Caso ele não receba ligações diretas, avise a telefonista que aguarda uma chamada.

Nós ligamos para você.

Estamos fora do nosso horário de atendimento mas você pode agendar uma ligação que retornaremos no próximo dia útil ou no dia e horário solicitado.

Ligação imediata.

Obtenha suporte por telefone instantaneamente.


Faça um agendamento.

Agende um suporte por telefone no horário comercial: de segunda a quinta-feira entre 08h e 18h e às sextas-feiras entre 8h e 17h30.