Bem-vindo ao futuro da gestão jurídica.
Por favor, selecione seu estado.
Fechar

Direito e Inovação

Jurimetria: a Estatística como grande aliada do Direito

É comum falar da velocidade com que as mudanças ocorrem nos dias de hoje com o desenvolvimento constante de tecnologias em diversas atividades profissionais. No Direito, uma área tão estigmatizada como morosa pelo acúmulo de processos em suas diversas instâncias, a tecnologia é urgente e já soluciona muitos gargalos, como a gente costuma relatar frequentemente aqui no blog.

Agora imagine o seguinte cenário: advogados consultando bancos de dados para obter respostas rápidas com base em fatos do passado para compor suas fundamentações e direcionar a condução de casos processuais! Essa realidade já existe.

Talvez o termo seja novo para você, mas a Jurimetria - aplicação da Estatística ao Direito - vem sendo difundida no Brasil desde 2009, ano do surgimento da Associação Brasileira de Jurimetria, para incentivar e divulgar o uso e pesquisa da técnica no país. Já são, portanto, quase 10 anos que se discute a introdução e os inúmeros benefícios da estatística como suporte ao trabalho de advogados, Judiciário e outros poderes.

Ao aliar essas duas grandes áreas do conhecimento, busca-se maior assertividade para os profissionais do meio jurídico, já que com a extração de dados de forma veloz, os litigantes podem avaliar suas chances de êxito em um processo. Informações como essas podem embasar por completo a condução estratégica de um caso. Sabendo da maior probabilidade de algum dano acontecer, a decisão de um júri pode ser alterada com maior precisão e agilidade.

E mais que isso, para o Legislativo, por exemplo, a Jurimetria pode servir para medir a efetividade de leis.

Esse tipo de informação é ouro para quem advoga e ao contrário do que muitos possam pensar, a Jurimetria não substitui a experiência do profissional, que continua sendo fundamental no processo de tomada de decisão. A Jurimetria proporciona, no entanto, um encaminhamento por meio de uma leitura criteriosa do caso e a estratégia a ser adotada continua sendo de responsabilidade do profissional, por isso, seus anos de experiência continuam sendo primordiais para o sucesso de seus processos.

A Estatística, que já é parte integrante de muitas outras áreas, como a Biologia, a Psicologia, a Economia e sempre apoiou tão eficazmente a identificação prévia de problemas, agora passa a ser também uma área do conhecimento que só tem a agregar a um setor que exerce papel fundamental na sociedade.

Estar atento à esta e tantas outras mudanças que a tecnologia vem proporcionando ao universo jurídico é sem dúvidas primordial aos profissionais do direito que querem sempre estar à frente para ganhar ainda mais agilidade e retorno financeiro em seus negócios. Os profissionais que ignoram todas essas transformações ou resistem veemente às novidades do setor, correm o risco de ficar para trás e isso pode implicar na eliminação automática deste mercado em constante evolução.

 

mais artigos.

Como identificar responsáveis por conexão na internet

mar 13, 2018

Como defender seu preço na advocacia

dez 04, 2017

Advise participa do I Congresso Internacional de Direito e Tecnologia

nov 23, 2017

Quer conhecer mais? Teste o Advise Premium hoje.

Junte-se a mais de 500 mil advogados em todo o país que estão transformando suas rotinas. Oferecemos 7 dias inteiramente gratuitos para você descobrir os diferenciais da nossa ferramenta.
Não está satisfeito? Cancele quando quiser.

Alguns dos nossos clientes:
Alternate Text Alternate Text Alternate Text Alternate Text
X
Entraremos em contato na data e horário marcado no agendamento.

O seu telefone deve estar livre para receber chamadas. Caso ele não receba ligações diretas, avise a telefonista que aguarda uma chamada.

Em instantes chamaremos seu telefone.
Estamos solicitando sua ligação para nossa central de atendimento.

O seu telefone deve estar livre para receber chamadas. Caso ele não receba ligações diretas, avise a telefonista que aguarda uma chamada.

Nós ligamos para você.

Estamos fora do nosso horário de atendimento mas você pode agendar uma ligação que retornaremos no próximo dia útil ou no dia e horário solicitado.

Ligação imediata.

Obtenha suporte por telefone instantaneamente.


Faça um agendamento.

Agende um suporte por telefone no horário comercial: de segunda a quinta-feira entre 08h e 18h e às sextas-feiras entre 8h e 17h30.